Alguns cuidados especiais podem ajudar a perpetuar a beleza e características originais de suas joias. Os anéis, correntes, pulseiras e colares feitos de prata, ou ouro, ou mesmo banhados em ouro, necessitam de atenção para que não escureçam, arranhem ou percam seu brilho.
LEMBRE-SE
As peças da Vert Vivant vêm com instruções de cuidados especiais. É importante que você as siga para manter suas jóias na garantia.
DICA DE CUIDADO RÁPIDO
Para manter sua joia bonita, ela deve ser a última coisa que você veste de manhã e a primeira que você tira à noite.
Cuidados básicos:
– Areia: evite o contato prolongado pode riscá-las.
– Água do mar: peças banhadas a ouro ou em ouro branco podem ser corroídas ou alteradas em contato com a água salgada.
– Produtos químicos: podem reduzir o brilho e danificar joias em ouro.
– Banho: água quente e sabonete podem oferecer uma aparência opaca às peças.
– Uso diário: evite dormir com suas joias, usá-las em tarefas domésticas e retire seu anel para executar serviços manuais e que envolvam água.
– Acomodação: evite guardar todas as joias juntas em uma caixinha, o contato entre elas pode arranhá-las. Além disso, evite guardá-las em sacos plásticos e não as deixe expostas ao sol e calor.
– Armazenamento: guarde as joias em locais arejados. Atenção especial às pérolas, esmeraldas e madrepérolas que precisam respirar e não combinam com locais úmidos ou secos demais.
– Ácido Úrico: pessoas com índice de ácido úrico alto ou que façam uso de medicamento com ácido, podem escurecer as joias de ouro no uso prolongado.
– Cremes para o corpo: é recomendável que na hora de espalhar cremes no corpo como hidratantes, protetor solar, bronzeadores e outros cosméticos você esteja sem as joias que usa nas mãos.
– Pesos, anilhas e barras de ferro: não é recomendável a prática de musculação com o uso de joias nas mãos. O ouro é um metal macio e por isso se molda facilmente quando entra em contato com outros materiais resistentes.
– Preparo de alimentos: além do calor não ser saudável para a vida útil de suas joias, o contato do ouro com objetos como facas, colheres e outros utensílios de cozinha, pois isso pode danificar a sua joia.
– Inspeção: Regularmente verifique fechos, clipes e sistemas similares.
Para limpar suas joias:
– Sem pedras: faça uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Deixe sua joia de molho por alguns minutos nessa mistura e depois a enxágue com água limpa
– Com pedras: lave sua joia com água morna (não quente), detergente neutro e uma escovinha macia. Depois, enxágue-a com água morna e mergulhe-a em álcool (exceto as esmeraldas). Deixe a joia secar sobre lenços de papel.
– Com esmeraldas: joias com esmeralda precisam de cuidados especiais. Lave sua joia com sabão neutro e água fria. Enxágue e seque com lenços de papel, friccionando a joia levemente. Não esfregue.
– Com pérolas e madrepérolas: após o uso, pérolas e madrepérolas devem ser limpas com flanela seca ou algodão seco. Esse procedimento elimina possíveis resíduos de suor e cosméticos. Não lave pulseiras ou colares com pérolas. A umidade enfraquece o fio de seda, por isso, não o molhe e, se puder, troque o fio a cada dois anos.
O que não fazer:
– Nunca ferva a água que você for usar para deixar sua joia de molho. O calor excessivo não faz bem para a joias;
– Não deixe a joia de molho com produtos químicos, como detergentes;